Para o número de dezembro, o Conselho Regional de Lisboa (CRLisba) elegeu como tema de fundo “Justiça e combate à corrupção: que caminhos?”.
A corrupção e o branqueamento de capitais têm sido alguns dos tópicos da formação do CRLisboa desde sempre, mas destacamos o primeiro colóquio disponível on-line em 2017, “A “prevenção da corrupção e outros desafios à boa governação da Administração Pública”. Disponível no canal de Youtube, este colóquio luso-brasileiro resultou de uma parceria do Conselho com ICJP – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o IBDA – Instituto Brasileiro de Direito Administrativo.
Em 2020, no ano em que o paradigma da formação no CRLisboa mudou devido à COVID-19, o Conselho dedicou algumas conferências ao branqueamento de capitais. Em maio, a Governança Digital – RCBE, RGPD, Branqueamento Capitais e Titulação com o Advogado João Basílio e já numa organização conjunta com os outros Conselho Regionais, teve mais de duas mil e quinhentas visualizações.
No início de junho, o atual Presidente do Conselho Superior, Paulo Sá e Cunha, foi o orador da conferência on-line sobre Prevenção do Branqueamento e do Financiamento do Terrorismo e Deveres dos Advogados e Solicitadores.
Em novembro de 2020, Rui Patrício, Advogado e Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa analisou a Prevenção do Branqueamento e Advocacia – questões de princípio(s), de lei e de regulamento (“do oitenta ao oito”).
O ano terminou com a contribuição do jurista Gonçalo Maia Miranda, que debateu os Desenvolvimentos no Quadro Normativo de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Financiamento.
A Prevenção de Branqueamento de Capitais regressou em 2023, com uma conferência sobre a Prevenção do Branqueamento de Capitais no âmbito das atividades com ativos virtuais com Guilherme Soares, Técnico Superior de Regulação Especialista na ERS.
Ainda em 2023, o branqueamento de capitais foi tema de um ciclo temático e on-line que contou com um grupo de oradores de excelência, como os Advogados José António Barreiros, Tiago da Costa Andrade, Miguel da Câmara Machado e o Compliance Manager, Tiago Moreira da Silva.