Caros(as) Colegas,
Abril chega com uma nova edição da POD INFORMAR, agora num modelo mais interativo e completamente digitalizado que, esperamos, permita chegar a mais Colegas em mais plataformas.
Entretanto, nesta edição, com um novo Governo e um novo Parlamento já em funções plenas, no Tema de Fundo quisemos perceber por onde param as preocupações com a Justiça. Isto quando o Primeiro-ministro, Luís Montenegro, fez saber logo no discurso de tomada de posse que o combate à corrupção era a prioridade número um.
Fomos consultar o Programa do Governo nesta área para saber que outros desafios deste setor pretende o executivo enfrentar, sobretudo no que toca à Advocacia e aos problemas que estão pendentes de resolução há já dois governos, como por exemplo, a proteção social da Classe.
Também fomos ‘espreitar’ quem são os novos nomes em cargos relevantes nesta área, no Governo e no Parlamento (na comissão permanente que acompanha o setor) e apresentamos-lhe perfis rápidos das novas governantes e dos deputados especializados.
Por fim, tal como cunhado por Samuel Beckett, sempre “À espera de Godot”, relembramos os temas prioritários para a Advocacia, que continuam pendentes de resolução, desejando que ‘seja desta’ que se verá uma definição.
E como estamos nos 50 Anos do 25 de Abril de 1974, não podíamos deixar de marcar a data com um documento único: convidámos o Juiz Artur Cordeiro e o Advogado José António Barreiros a partilharem connosco a sua memória e testemunho desses ‘anos de chumbo do pré e pós-Revolução dos Cravos e de como era praticar a Justiça e a Advocacia nessa altura.
Boas leituras
João Massano
Presidente