Skip to main content

Desde 20 de novembro passado, o Conselho Regional de Lisboa (CRLisboa) tem vindo a dedicar a maior parte dos episódios do podcast POD ESCLARECER ao ciclo “Conversas sobre a Justiça”, um olhar crítico sobre o Futuro da Advocacia. As questões da CPAS, o apoio Judiciário, as alterações ao Estatuto da Ordem dos Advogados, o combate à corrupção e o desinvestimento na Justiça são alguns dos assuntos propostos.

No dia 20 de novembro, o primeiro episódio do ciclo “Conversas sobre Justiça” juntou Nuno Carvalho do Partido Social Democrata, Pedro Pinto do Chega, João Oliveira do Partido Comunista Português, Pedro Filipe Soares do Bloco de Esquerda e Inês de Sousa Real do PAN – Pessoas – Animais – Natureza num debate intenso sobre o futuro da Advocacia. Com a moderação de João Massano, Presidente do CRLisboa, o episódio definiu o tom do ciclo.

No seguimento do primeiro episódio, o CRLisboa convidou representantes dos vários operadores judiciários e especialistas na matéria para darem a conhecer as suas perspetivas sobre o tema. Até ao momento, foram transmitidas no Youtube e disponibilizadas no Spotify os episódios com Adão Carvalho – Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, António Marçal – Oficial de Justiça e Presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais, Anabela Pedroso – Ex-Secretária de Estado da Justiça (2015-2019) e Arménio Maximino – Presidente da Direção Nacional do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado.

Ao longo das próximas semanas, as conversas com Carlos Almeida – Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, Manuel Soares – Presidente da Direção da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e Paulo Teixeira – Bastonário da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.

Os episódios estão disponíveis no Spotify e no Youtube.

Este ciclo de conversas foi a base da grande conferência “Estados Gerais da Justiça”, uma jornada onde se discutiu o Estado da Justiça através da visão dos Sindicatos da área das Justiça, dos Grupos Parlamentares presentes na Assembleia da República, dos Jornalistas que cobrem o tema e os representantes institucionais que atuam no setor. Realizada no dia 23 de janeiro, a iniciativa do CRLisboa teve o apoio da Universidade Autónoma de Lisboa que recebeu o evento.