No dia 26 de setembro, o Conselho Regional de Lisboa (CRLisboa) realizou a segunda cerimónia de entrega da medalha dos 35 anos de inscrição na Ordem dos Advogados, um momento único na vida dos Advogados na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
À semelhança do ano passado, o Conselho optou por dedicar a cerimónia aos 500 advogados com a inscrição mais antiga, por uma questão de respeito e deferência. Quando o CRLisboa tomou a decisão de homenagear os Colegas, entendeu que seria impossível congratular, num mesmo momento, cerca de 1500 Advogados e Advogadas elegíveis e optou por organizar cerimónias mais pequenas. Em 2025, o Conselho organiza uma terceira cerimónia, encerrando assim um período de 16 anos ao longo do qual as medalhas não foram atribuídas.
Três centenas de advogados homenageados
Estiveram presentes cerca de 300 Advogados e Advogadas, muitos deles acompanhados de amigos e familiares. A Aula Magna encheu-se para este momento, que viu o Presidente do Conselho, João Massano, os Vice-Presidente Paulo Brandão e Dora Baptista e os Vogais Mariana Marques dos Santos, Manuel Henriques, Manuel Fernando Ferrador, Catarina Fernandes, Cristina Eloy, Cláudia de Oliveira e Helena Domingues.
As atuações do Coro da Delegação de Cascais da Ordem dos Advogados e da Tuna Académica da Faculdade de Direito de Lisboa “VenusMonti” abriram a cerimónia. Após as boas vindas aos homenageados, passou um vídeo institucional “Uma história quase centenária” sobre o Conselho Regional e produzido especialmente para a cerimónia. O Presidente do Conselho discursou e, de seguida, tocou o Quarteto de Saxofones do Grupo de Música de Câmara da Banda Sinfónica do Exército. A entrega das medalhas foi o momento mais emblemático. Nas palavras de João Massano:
“A entrega de medalhas aos Colegas com mais de 35 anos de advocacia foi simplesmente inesquecível. Ver a emoção nos olhos de cada homenageado, sentir o peso da história e da dedicação em cada medalha que coloquei, no olhar de cada homenageado que cumprimentei…
É difícil descrever o orgulho e a gratidão que senti. Estas medalhas representam muito mais que tempo de exercício. São símbolos de vidas dedicadas à justiça, à ética e à defesa incansável dos direitos dos cidadãos. Afinal, se não formos nós a homenagear os nossos, quem o fará?”
O Conselho premiou com a medalha Advogados e Advogadas que com mais de 35 anos de inscrição na Ordem dos Advogados, com uma trajetória marcada por profissionalismo e integridade, sem punições disciplinares superiores a uma multa. Para o CRLisboa, estes homens e mulheres exemplificam a vitalidade da Advocacia portuguesa e passam aos mais jovens o saber e os valores intrínsecos que definem a profissão.
Veja os melhores momentos da Cerimónia na Galeria Fotográfica.