AS 42 MULHERES DO CRLISBOA ATUAL
Numa edição dedicada à Justiça no Feminino, a nossa figura em destaque deste mês vai para a ‘prata da casa’. É que, afinal, o quadro de pessoal do Conselho Regional de Lisboa (CRLisboa) segue a tendência atual, com a maioria dos seus funcionários do lado feminino: há 42 mulheres em funções – são elas que fazem a ‘máquina’ funcionar, todos os dias – e cujos nomes na íntegra listamos no final deste artigo.
Na direção, longe vão os tempos em que a primeira advogada a fazer parte do Conselho causou polémica (ver “100 Anos de Mulheres na Justiça – Um Caminho Longo e Árduo até à Igualdade”). Hoje, no presente Triénio, estão em funções oito mulheres como vogais: Dora Isabel Baptista (1ª Vice-Presidente), Elda Catarina Fernandes, Cláudia de Oliveira, Cristina Eloy, Filipa Fraga Gonçalves, Helena Domingues, Marina Marques dos Santos e Odília Paulo.
A Secretaria-Geral é liderada há mais de 20 por Ana Dias (que também sucedeu a outra mulher, Cristina Salgado) e há quatro colaboradoras em funções de assessoria nas áreas Jurídica, de Estudos e Projetos e da Comunicação – a chefe de gabinete do presidente também é uma mulher (Carla Guerra Silva).
Cinco serviços são chefiados por mulheres (nas áreas dos Serviços Administrativos e Financeiros, do Centro de Estágio, da Seção de Inscrições e da Secretaria e Gestão Administrativa) e o corpo de trabalho é preenchido por 21 administrativas distribuídas pelas áreas de Apoio à Presidência, Serviços Administrativos e Financeiros, Centro de Estágio, Centro de Estudos, Seção de Inscrições, Secretaria e Gestão Administrativa e Atendimento Geral e Gestão de Expediente – complementadas por mais duas auxiliares de limpeza.
É de sublinhar que muitas destas colaboradoras têm muitos anos de casa e várias fizeram toda a sua carreira profissional no CRLisboa começando, inclusive, em postos mais baixos e ascendendo e assegurando hoje lugares de chefia dos principais departamentos do Conselho – prova de que, em termos de mobilidade interna, o CRLisboa tem sabido integrar e apoiar as suas funcionárias para que possam progredir na carreira, internamente.
Recorde-se que foi apenas a partir de 1959 que o CRLisboa (então Conselho Distrital de Lisboa) passou a contar com um quadro de pessoal permanente e que só nos anos 1970 começou a ser organizado com serviços e seções/comissões auxiliares, aumentando e consolidando o número de funcionários em permanência – com o número de colaboradores a consolidar-se em torno dos 50 elementos, a partir dos anos 2010.
Gabinete da Presidência
Secretária-Geral
Ana Dias
Assessoria Jurídica
Sandra Barroso (Assessora)
Secretariado da Presidência
Isabel Martins (Administrativa)
Estudos e Projetos
Sofia Galvão (Assessora)
Comunicação e Imagem
Suzana Rebelo (Assessora)
Serviços Administrativos e Financeiros
Paula Bôcas (Chefe de Serviços)
Cátia Fernandes (Administrativa)
Cláudia Pereira (Administrativa)
Fernanda Cruz (Administrativa)
Sónia Carvalho (Administrativa)
Vanda Varatojo (Administrativa)
Centro de Estágio
Isabel Carmo (Chefe de Serviços)
Raquel Esteves (Administrativa)
Leonilde Tomé (Administrativa)
Centro de Estudos
Sandra Baptista (Administrativa)
Marta Pereira (Administrativa)
Secção de Inscrições
Susana Barão (Chefe)
Acácia Rôlo (Administrativa)
Elizabete Ferreira (Administrativa)
Lisete Monteiro (Administrativa)
Serviço do Apoio Judiciário
Assessoria Jurídica
Carla Marques (Assessora)
Secretaria | Gestão Administrativa
Emília Reis (Chefe de Serviços)
Luciana Pimenta (Chefe de Serviços)
Carla Ferreira (Administrativa)
Cândida Barata (Administrativa)
Catarina Raposo (Administrativa)
Isabel Inocêncio (Administrativa)
Marta Mota (Administrativa)
Atendimento Geral e Gestão de Expediente
Carla Martins (Administrativa)
Guida Baeta (Administrativa)
Maria João Ferrinho (Administrativa)
Manutenção
Ana Cristina Carvalho (Auxiliar de Limpeza)
Ilda Basílio (Auxiliar de Limpeza)