Skip to main content

No ano de 2024, o Conselho Regional de Lisboa organizou diversas ações de formação contínua visando promover a atualização e valorização profissional dos Advogados e Advogados Estagiários.

Foram realizadas 87 ações de formação em diversos formatos (presencial, on-line e nas Delegações da área territorial do CRLisboa), com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo CRLisboa em matéria formativa que contaram com mais 28.000 inscritos.

As áreas abrangidas foram diversificadas, tendo-se dado prevalência às áreas em que os Advogados e Advogados Estagiários têm demonstrado particular interesse.

No início do ano decorreu uma grande Conferência sobre os Estados Gerais da Justiça , organizada pelo CRLisboa com o apoio da Universidade Autónoma que contou com a participação de vários painéis com a visão de Sindicatos, Grupos Parlamentares, Jornalistas e Institucional com os representantes de vários operadores judiciários.

O Urbanismo e Habitação foram também temas de discussão decorrentes da alterações mais importantes do Simplex Urbanístico.

Sobre o tema de Arrendamento, realizaram-se duas grandes conferências presenciais, com especialistas na área e nove formações nas Delegações.

No âmbito do Direito do Consumo, foram organizados dois grandes Ciclos de Conferências.

Em matéria de Direito do Trabalho, foram realizadas 3 formações em parceria com o Instituo do Direito do Trabalho (IDT).

Foram abordados diversos temas na área de Registos e Notariado, com um Ciclo de Formações on-line com 30 conferências que incidiu nas matérias de Registo Predial, Registo Civil, Titulação, Registo Automóvel, Registo Comercial e Nacionalidade. A destacar ainda, nesta área, o Congresso presencial sobre Registos e Titulação.

No final do ano, em  conjunto com a Plataforma PAJE, realizou-se a Conferência O que se Passa na Infância não fica na Infância, alusiva ao livro com o mesmo nome e cujo valor da taxa de inscrição reverteu  para a Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos.

Destacam-se ainda formações nas áreas Família e Menores, Insolvência, Cibersegurança e Inteligência Artificial, Saúde Mental e Apoio Judiciário, entre outras, iniciativas que visaram uma perspetiva multidisciplinar e contaram com a participação de Advogados, Professores, Psicólogos, Conservadores, Magistrados, entre outros.

Ao longo do ano foram promovidas várias conferências em parceria com outras entidades, como o Instituto do Direito do Trabalho, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a Edin Training and Translations  com o objetivo de discutir matérias sobre diferentes perspetivas e abordagens com especialistas que se revelam necessárias para a formação dos Advogados e Advogados Estagiários.

×