Skip to main content

Filipa Fraga Gonçalves

O pai queria que fosse juíza, mas a Magistratura nunca a arrebatou e a Advocacia só lhe faz sentido quando se centra nos direitos básicos do Cidadão. Licenciada em Direito, concluiu o curso a trabalhar e a estudar em simultâneo e, ainda a estudar, foi convidada por um professor para estagiar na sua sociedade. No final do estágio (2001), decidiu que não queria trabalhar em sociedade, nem empre-sas, mas por sua conta.

Em 2004 começou a dedicar-se à Advocacia e, em 2008, também à mediação junto dos Julgados de Paz. Pelo caminho (2003), fez um curso de mediação de conflitos. É, desde 2010, uma das advogadas da Associação Nacional de Proprietários. Mudou-se para a comarca de Loures em 2013-2014 onde, desde então, faz Apoio Judiciário. Apesar de ser generalista, as suas áreas preferenciais são Família e Menores, Arrendamento e Pe-nal. Desde 2017 atua como procuradora de um banco e, a partir de 2020, é professora na academia Sénior de Direito de Loures, alertando os ‘mais antigos’ para os perigos e fraudes e ensinando dicas de Finanças Pessoais. Com uma paixão pelo trabalho social, ajudou a fundar a associação “Crescer”, que acu-mulou com a Advocacia.

Foi ser monitora de toxicodependentes na rua, tarefa que consi-dera uma aprendizagem importante por ser a melhor forma de consciencialização para os inúmeros problemas reais da sociedade. Ainda se manteve um ano a trabalhar com estas duas vertentes da vida, a legal e a social, que se fundem numa: a humana. Filipa Fraga Gonçalves é Vogal do CRLisboa com os pelouros do Apoio Judiciário, Centro de Arbitragem e Litígio e Somos Todos Advogados.

 

×